Conteúdo do curso
Encontro 2 – O empresário como administrador dos recursos de Deus
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Encontro 10 – A Importância da Integridade na Empresa de Cristo
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Encontro 11 – Servir à Comunidade como Empresa de Cristo
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Encontro 12 – Promovendo a Justiça e a Igualdade na Empresa de Cristo
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Encontro 13: A Importância do Perdão e da Reconciliação na Empresa de Cristo
Encontro 14: A Importância da Comunicação Eficaz na Empresa de Cristo
Encontro 15: A Importância da Gratidão na Empresa de Cristo
Encontro 16: Como uma Empresa de Cristo Serve e Protege a Igreja
Encontro 17: A Importância da Leitura Bíblica na Empresa de Cristo
Encontro 18: Invista em Missões
Encontro 19: Ser Fiel nos Dízimos e Ofertas
Encontro 20: O Trabalho Não Atrapalhar o Amor à Família
Encontro 21: Honra
Encontro 22: A Generosidade
Encontro 23: Disciplina Espiritual – Oração, Santidade e Jejum
Encontro 24: O Cuidado da Saúde – Fazer Exames, Exercícios, Alimentação Correta, etc
Encontro 25: Não Ser Banal
Encontro 26: A Prudência – Honra, Lealdade, Coragem, Sabedoria, Disciplina, Serviço
Encontro 27: Fazer Amigos e Discípulos Fora da Igreja
Encontro 28: Abraçando a Concorrência com Fé e Oração
Encontro 29: Você pode ter pecado, mas não é um Pecador
Encontro 30: Honre Seu Nome, Pague Suas Dívidas
Encontro 31: Não se Vitimize! Sempre Arque com as Consequências de Suas Más Escolhas
Encontro 32: Não Dependa de um Só Negócio, Invista!
Encontro 33: Trabalhe, mas Descanse e Tire Férias
Encontro 34: Seja Otimista, mas Não Fantasie Sua Realidade
Encontro 35: Seja fiel ao seu cônjuge
Encontro 36: Valorize Seu Cliente
Encontro 37: Tenha Postura Cristã a Todo Momento
Encontro 38: Tenha Planejamento de Crescimento
Encontro 39: Se Capacite para Cuidar da Empresa de Cristo
Encontro 40: Organize Seu Financeiro
Encontro 41: Não Misture Dinheiro Pessoal e da Empresa
Encontro 42: Conheça Seus Custos e Saiba Colocar os Preços Corretamente
Encontro 43: Procure Bons Fornecedores
Encontro 44: Aprenda Sobre Marketing e Divulgação
Encontro 45: Ensine pessoas
Encontro 46: Faça discípulos
Ele é o Dono!

Aprenda a elaborar um código de conduta para sua empresa

Um bom código de conduta faz parte da cultura organizacional das empresas, servindo de base para as relações com clientes, fornecedores e parceiros.

Você sabe elaborar um código de conduta? Sabe por que ele é importante para a sua empresa?

é um documento que estabelece padrões de comportamento e formas de agir, de acordo com a missão, os valores e os objetivos da empresa, ele pode servir como base para as relações com clientes, fornecedores, parceiros, órgãos governamentais e outros stakeholders, fazendo parte da cultura organizacional. 

Independentemente do porte da empresa, criar um código de conduta é um dos primeiros passos para reforçar a integridade da empresa. Ele é essencial para garantir a transparência e o respeito às leis e normas no ambiente de trabalho.

Por isso, é importante não só divulgar o documento com frequência para os colaboradores, mas também treiná-los periodicamente sobre os principais temas do código, para que conheçam a cultura e as regras do empregador. 

Que pontos são importantes ao elaborar um código de conduta? 

  1. Definir o grupo de pessoas que irá pensar o código: este grupo não deve ser muito extenso e deve contemplar a participação de lideranças, coordenadores de áreas estratégicas e colaboradores que sejam referências nos diversos setores da empresa.
  2. Consultar os públicos de interesse: a consulta das partes interessadas do negócio, entre elas, clientes, comunidades, fornecedores, parceiros etc., mapeia prioridades e potenciais questões que devem ser formalizadas no termo de conduta da organização.
  3. Procurar referências: não significa copiar modelos. O código de conduta deve ser um reflexo da operação e dos propósitos de cada empresa, para ajudar a analisar assuntos relevantes que devem ser tratados pela empresa.
  4. Basear na lei: tomar por base expectativas sobre as normas e legislações nacionais e setoriais. No caso de empresas que fazem exportação, deve-se evitar a corrosão das leis internacionais e prevenir expectativas conflitantes para fornecedores com múltiplos compradores.
  5. Redigir uma versão inicial do código: o grupo de trabalho deve definir o conjunto de normas com ajuda dos líderes de setor e redigir a versão inicial do documento.
  6. Revisar e concluir o conteúdo: o código precisa de uma revisão crítica, feita por um advogado ou um consultor experiente, para adaptação da linguagem e definição do texto final. O documento já deve ter um layout definido antes da postagem. 

Com o documento pronto, é hora de publicar nos canais de comunicação internos e externos. Para valorizar a transparência, as empresas têm compartilhado seus códigos de conduta nos sites e redes sociais. É sempre importante revisar o código periodicamente, para mantê-lo atualizado.  

Modelos

Nos links abaixo, estão alguns bons modelos de código de conduta: 

Vivara: Fundada em 1962, a loja familiar é hoje a maior rede de joalheria do Brasil, com mais de 230 pontos de vendas nas principais capitais e um vasto portfólio de produtos, entre joias, relógios, acessórios, fragrâncias.  

Instituto Ethos: O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Oscip criada em 1998 por um grupo de empresários que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. 

Alcoa: No Brasil desde 1965, dedicada ao desenvolvimento compartilhado e sustentável, a Alcoa trabalha em diversos elos da cadeia produtiva de alumínio desde a mineração da bauxita, ao refino da alumina produção de lingotes e pó de alumínio. Conta com mais de 7 mil colaboradores, diretos e indiretos, no Brasil. 

Camargo e Correa: A Construtora Camargo Corrêa, ao longo de seus 80 anos, executou mais de 500 grandes obras de infraestrutura nas áreas de energia, saneamento, mineração, óleo e gás, portos, aeroportos, rodovias, sistemas de transportes e construções industriais no Brasil e no exterior. 

As vantagens em se adotar um código de conduta passam pela melhoria da imagem institucional, padronização dos relacionamentos, diagnóstico de desvio de conduta e segurança.

Agora, você já sabe que o código de conduta não deve ser apenas um ideal a ser seguido, precisa ser colocado em prática, como um excelente mecanismo para auxiliar no cumprimento das leis e na manutenção da integridade e da segurança de toda a empresa.